Vamos falar sobre convivência?

em 3 de julho de 2018



Eu acho particularmente difícil. Amo pessoas, e amo a forma como podemos interagir uns com os outros, acho maravilhoso compartilhar gostos e papos e opiniões, mas convenhamos que é muito mais fácil conviver com pessoas parecidas conosco do que com as que diferem tanto de nossas opiniões.

A gente precisa aprender a conviver com as diferenças, isso faz com que tenhamos respeito por gostos e crenças e tipos diferentes dos nossos, o que é muito importante para se viver em sociedade.

Estar com uma pessoa que pensa muito diferente de nós em alguns momentos do dia, ou em alguns dias da semana, ou ate mesmo no trabalho, na escola ou faculdade, se torna uma conquista boa de crescimento, a gente consegue ir driblando as coisas que não nos agradam, tentando entender ou pelo menos respeitar quando simplesmente não da pra concordar, e dai depois a gente volta pra casa e tudo fica bem, mas, e quando a pessoa que não tem nada a ver com você é alguém muito próximo?

O que fazer quando essa pessoa é da família, alguém que você ama, alguém com quem você convive com muita freqüência?

Difícil né???

É complicado porque não da pra fugir, mas às vezes é tão difícil de aceitar, e eu acho que ai que entra um grande crescimento pessoal, porque você tem que aprender muito mais a habilidade de saber os limites, de aceitar as diferenças e de lidar com elas. Porque é muito mais difícil aceitar que uma pessoa que você ama tanto pensa tão diferente de você, e às vezes vai contra todos os seus princípios e tudo o que você acredita.

Muitas vezes da vontade de nunca mais falar com ela, mas você sabe que não pode, e muito provavelmente ela esta ali na sua vida de uma maneira tão presente e com um jeito de pensar tão diferente, justamente para que você se torne uma pessoa melhor, não porque você vai mudar o que acredita, mas porque vai criar mecanismos de respeito sobre aquela pessoa e sobre o que ela pensa em relação a tantas coisas.

Acho que é isso que a vida espera da gente, a construção do nosso respeito, o poder de nossa paciência, e o fato de sermos maleáveis com as diversas opiniões. Parece fácil, mas não é, eu mesma tenho que trabalhar isso diariamente, sinto uma grande dificuldade com essa situação, a gente tem uma tendência de acreditar muito no que defendemos e de ter uma grande aversão ao que é diferente, principalmente quando isso envolve o respeito as pessoas, as minorias, as classes desfavorecidas, mas se você luta pelo respeito as diferenças, você também precisa respeitar quem pensa diferente de você, ainda que você não concorde nenhum pouco com isso.

É galera, ninguém nunca nos disse que seria fácil viver nesse mundo, mas a luta diária por um mundo melhor, mais compreensivo e com muito mais respeito vale a pena, acredite, fazer a nossa parte muda tudo, se cada um cuidar de um pedacinho, com o tempo teremos muito mais, cada um fazendo a sua parte causa a união de inúmeras partes e aos pouquinhos a gente vai melhorando esse lugar que nos foi dado de presente para viver.

Espero que gostem dessa minha pequena reflexão!

Um grande beijo e uma ótima semana pra todo mundo!

2 comentários:

  1. É realmente difícil conviver com pessoas, principalmente as próximas, que discordam/pensam diferente de nós. Mas nao é impossível.
    A convivência harmoniosa pode ser alcançada atraves do pensamento: "Respeito seu ponto de vista, sua posição, mas posso discordar". Acho que se agirmos assim, tudo ficará melhor.
    Muitas vezes nossa maneira de falar/agir é que gera discórdia. Então, para se viver bem uns com os outros, basta querer.

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo minha querida! É preciso aprender a viver com respeito. Sempre.

    ResponderExcluir

© Doces Sonhos | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.